Unhas com Riscos

Unhas bonitas e bem pintadas são, de maneira geral, indícios de uma pessoa que cuida da sua aparência. Mas, alguns produtos utilizados podem causar reações alérgicas e infecções. E fazer as unhas no salão pode significar riscos acrescidos para a sua saúde.

Acabe com os riscos

A maioria dos produtos para as unhas, como esmaltes, removedores de esmalte e as colas utilizadas para aplicar as unhas artificiais, contêm produtos químicos tóxicos. Incluindo a acetona, o fenol, o xileno, o benzeno, o tolueno, monómeros acrílicos, formaldeído e acetonitrilo (um cianeto).

O tolueno, presente em muitos esmaltes de unhas e removedores de esmaltes, pode afetar o fígado, os rins e os pulmões. Tenha redobrada atenção se estiver gravida, podem também prejudicar o feto em casos extremos. Muitos esmaltes de unhas também libertam formaldeído, que pode causar uma reação alérgica em algumas mulheres..

As reações alérgicas podem surgir no pescoço, rosto e pálpebras, visto são os locais mais prováveis das mulheres tocarem. As reações podem até resultar na perda de uma unha. Aplicar ou retirar o esmalte das unhas é um trabalho rápido. Se você utilizar o produto corretamente em um local bem ventilado, não deve correr quaisquer riscos. Para sua maior segurança, escolha esmaltes sem tolueno nem formaldeído.

Os produtos hipoalérgicos podem conter produtos químicos menos irritantes. Evite qualquer produto que tenha provocado em você alguma reação alérgica.

Retirar o esmalte pode ser tão perigoso como aplica-lo. Isso porque o removedor de esmaltes pode provocar tonturas e irritação nos seus pulmões. Muitos produtos para as unhas são também altamente inflamáveis, por isso nunca fume nem se aproxime de uma chama até as unhas secarem completamente. Quase todos os esmaltes são também perigosos caso sejam ingeridos, por isso mantenha-os sempre longe do alcance das crianças.

O uso de equipamentos não esterelizados em salões de beleza é um fato bastante preocupante afinal esses instrumentos podem transmitir infecções e causar também o aparecimento de verrugas.

Escolha um salão de confiança

Escolha o seu salão com bastante cuidado. Se o cheiro de gases dentro do estabelecimento for forte significa que o local não tem uma ventilação adequada e, por isso você deve escolher outro salão.

Certifique-se de que os instrumentos são esterilizados antes de serem utilizados. Leve a sua própria lixa de unha, uma vez que estas não podem ser esterilizadas. Você e a manicure devem lavar muito bem as mãos com água e sabão antes de começar e todos os materiais com sangue devem ser imediatamente descartados.

Tenha sempre esses cuidados no salão para não ter complicações mais graves ao fazer as unhas!

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *