Sintomas de Gravidez

Aumento de Peso e Gravidez

A partir do momento da concepção de um bebê o embrião recebe todos os nutrientes através da mãe. Assim, a não ser que você tenha algum problema de peso grave, você nunca deve fazer uma dieta enquanto estiver grávida para não privar o seu bebê de nutrientes vitais para ele.

Você provavelmente vai ganhar cerca de 0,2 kg nos primeiros três meses, depois cerca de 0,5 kg por semana durante o segundo e o terceiro trimestre — totalizando cerca de 11 a 15 kg durante a gravidez.

Sintomas de gravidez

Os aumentos de peso muito menores que os mencionados acima colocam as reservas de gordura e nutrientes da mãe em perigo e, consequentemente, o seu bebê também. Aumentos muito maiores que os mencionados elevam o risco de hipertensão induzida pela gravidez e de diabetes gestacional.

Gengivas sangrando e varizes

Juntamente com o aumento das reservas de gordura, o volume de sangue de uma mulher grávida aumenta para atender às necessidades do feto. Esta alteração pode contribuir para uma variedade de outros problemas, desde gengivas sangrando até a varizes e hemorróidas.

Muitas mulheres grávidas têm medo de que as gengivas sangrem quando lavam ou passam o fio dental nos dentes. Esta hemorragia é típica e não deve te impedir de manter a sua boa higiene oral. Diga ao seu dentista que está grávida antes de se submeter a uma limpeza ou qualquer outro exame. Outro resultado do aumento do volume do sangue são as varizes, que normalmente surgem nas pernas. Por vezes, as válvulas de controle das veias não conseguem suportar o aumento do peso, por isso o sangue acumula-se nas veias, fazendo as mesmas inchar. Muitas destas varizes desaparecem depois do nascimento do bebê, mas algumas podem permanecer. Para reduzir o risco das varizes, tome as seguintes precauções:

    • Não fique de pé ou sentada na mesma posição durante longos períodos.
    • De vez em quando, sente-se e coloque as pernas sobre um banco mais alto para equilibrar o fluxo do sangue nas áreas que ficam abaixo do coração.
    • As meias de descanso podem te ajudar. Fale antes com o seu médico sobre essa possibilidade.

Hemorróidas: outro risco

As hemorróidas nada mais são do que veias distendidas no reto que surgem frequentemente nas mulheres grávidas. Muitas vezes, persistem durante algum tempo após o parto. As hemorróidas que sangram podem contribuir para a anemia durante a gravidez, por isso é necessário um cuidado especial com essa condição. Para aliviar as hemorróidas, os médicos recomendam que você:

  • Beba muitos líquidos para evitar a prisão de ventre, que agrava as hemorróidas.
  • Não faça muita força quando for ao banheiro.
  • Tome banhos quentes ou mornos.
  • Use um saco de gelo sobre as hemorróidas para aliviar as dores.
  • Utilize pomadas de venda livre, mas só depois de consultar o seu médico.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *