Meia Calça

Se você é uma das milhões de mulheres que usam meia calça regularmente, então evitar as imperfeições na pele pode não ser o seu maior problema. Os materiais que deixam a sua meia tão confortável são também um ambiente perfeito para as bactérias e outros organismos que podem causar infecções e mal-estar.

Riscos Associados ao Uso Intesivo de Meia Calça

Terreno fértil

A razão número um pela qual as mulheres consultam o seu ginecologista é a vaginite. Uma infeção que pode ser curada a curto prazo com cuidados adequados e medicação. Mas, por vezes, a mesma ocorre repetidamente. O uso da meia calça pode agravar o problema. As bactérias e os fungos que causam as infecções vaginais proliferam em ambientes quentes e úmidos. Ao reterem o calor e a umidade do corpo, o nylon e o spandex, presentes na maioria das meias-calças, favorecem o desenvolvimento desses microrganismos. Algumas dessas meias têm uma pequena faixa de algodão que cria um ambiente mais hostil para os micróbios. Para eliminar completamente o risco das infecções relacionadas com as meias-calças prefira o uso de meias de algodão.

Fungos dos pés

Ao reter a umidade, as meias-calças também podem promover uma infecção nas unhas dos pés (onicomicose), difícil de eliminar.

As meias-calças não são as únicas culpadas porque até mesmo os modelos de algodão retêm o suor.

Os fungos que provocam o problema, vivem dos tecidos mortos da pele, unhas e pelos e proliferam em ambientes quentes e úmidos. Os organismos instalam-se em pequenas fissuras nas unhas dos pés, frequentemente causados por usar sapatos apertados ou mal ajustados.

A onicomicose pode tornar as unhas dos pés espessas, sem cor e deformadas e, para controlar essa infecção existem cremes, líquidos e outros produtos em pó. Nos casos crônicos, podem ser prescritos antifúngicos orais, mas as doses elevadas podem causar alterações na função hepática. As pessoas mais idosas requerem geralmente doses mais altas devido à má circulação nos pés.

Durante o tratamento, é necessário fazer análises regulares ao sangue para controlar a função hepática.

cuidados a ter com meia calça

Uma solução

As meias de compressão, à venda nas farmácias, podem ajudar a evitar a formação de coágulos de sangue após a operação de prótese no quadril e também podem aliviar o inchaço nas pernas, dores e cãibras nas pernas, normalmente associadas a varizes. Estas meias devem ser receitadas pelo seu médico.

As meias  de descanso, vendidas nas lojas de artigos medicinais, podem ajudar a aliviar um inchaço corriqueiro do dia a dia causado pelo cansaço, mas não substituem o tipo medicinal, geralmente mais forte.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *