Limpeza de Pele

A pele não é apenas o “papel de embrulho” com o qual nascemos. Ela é um órgão vital, na verdade o nosso maior órgão, que regula a temperatura do corpo, protege os órgãos internos e afasta os organismos prejudiciais ao organismo. Além disso ela nos fornece alimento, convertendo a luz solar em vitamina D e, se cuidarmos bem da nossa pele, ela pode ser um reflexo saudável e belo daquilo que na verdade somos.

limpeza de pele

A pele é também um grande negócio. Desde os cremes e loções até aos peelings químicos, o mercado nos propõe uma imensidade de produtos e processos para amenizar as rugas e devolver o brilho da juventude à pele que envelhece. Alguns dos produtos disponíveis hoje em dia são inofensivos e oferecem poucos resultados reais, já outros são mais prejudiciais que benéficos, especialmente para as pessoas com a pele sensível. Para escolher tratamentos eficazes para a sua pele, é preciso saber um pouco sobre aquilo que compramos.

Hidratantes: a defesa diária

Por mais cuidados que tenhamos com a nossa pele ao protegê-la contra o sol, com o tempo a pele seca e as rugas surgem naturalmente. Os dermatologistas recomendam o uso diário de um hidratante para atrasar o envelhecimento da pele. Os hidratantes, na verdade, não acrescentam nada à pele, mas ajudam a manter a umidade existente nela. Essa é uma das razões pela qual é importante beber muita água (seis a oito copos por dia). Para obter melhores resultados, aplique uma loção após o banho, quando a pele ainda está úmida.

Como escolher um hidratante? As loções que contêm lanolina ou vaselina duram mais e são melhores para as peles extremamente secas, mas podem causar reações alérgicas.

Se você tem uma pele de normal a seca, use uma loção mais leve com uma base oleosa. As pessoas de pele oleosa devem usar também um hidratante, desde que seja à base de água (procure a palavra “sem óleo” no rótulo).

limpeza de pele e hidratação

Se você tiver acne, escolha um hidratante que seja não-comedogênico, o que significa que não obstruirá os seus poros.

Por fim, lembre-se de que mais caro nem sempre significa melhor. Muitas vezes, o preço tem mais a ver com a embalagem e a publicidade do que com a eficácia do produto. Por outro lado, as marcas mais caras podem apresentar ingredientes de melhor qualidade. Faça a sua escolha com base naquilo que resultar melhor para o seu tipo de pele.

Tratamentos Faciais e Limpeza de Pele

Os produtos para tratamentos faciais estão mais relacionados com o luxo do que com ciência. Quer sejam feitos com óleo de abacate ou com lamas vulcânicas, a função de uma máscara facial é, basicamente, limpar os poros e aumentar temporariamente o fluxo sanguíneo na área. Dando-lhe assim um brilho juvenil, embora dure pouco tempo.

As máscaras faciais não têm efeito duradouro nas rugas nem na secura da pele. As máscaras abrasivas, mesmo aquelas chamadas de naturais, podem prejudicar a pele. Pois removem demasiadas células da pele de maneira muito rápida. A pele já liberta milhões de células diariamente e se você perder demais, pode sofrer um aumento da sensibilidade no local com aparecimento de manchas escamosas e tonalidades acinzentadas na pele.

hidratação, tratamento e limpeza de pele

A revolução dos ácidos retinóicos

O retinol A, também conhecido como ácido retinóico, é feito com um derivado natural da vitamina A. Usado inicialmente para tratar a acne, cientistas descobriram que a tretinoína fazia desaparecer as linhas finas e as rugas. Foi aplaudida como sendo um remédio milagroso contra o envelhecimento. A tretinoína atua removendo as células mortas da epiderme (a camada exterior da pele) e reforçando a produção do colágeno na derme (a camada de pele que fica sob a epiderme).

Além disso, mesmo que os ácidos retinóicos possam melhorar a textura e a aparência da pele deixando-a mais lisa e mais rosada, ele não faz desaparecer as rugas e os sulcos mais profundos. O ácido pode também secar a pele e causar queimaduras ou ardor temporários.

O uso excessivo destes produtos pode provocar vermelhidão, pele escamosa e por vezes até a inflamação da mesma. As marcas que combinam a tretinoína com um creme emoliente podem secar menos a pele.

A tretinoína também torna a pele mais sensível ao sol. Por isso não se esqueça de aplicar um protetor solar ao sair de casa quando usar esses produtos.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *