Cosméticos Naturais

Cuidar de si não precisa ser uma coisa cara. Existem muitas máscaras fáceis de fazer e acessíveis a qualquer bolso. Com isto em mente, mime-se a valer, você merece!

Hoje em dia, a aparência é, cada vez mais, algo importante na sociedade. O impacto que possui nas pessoas que nos rodeiam pode levá-las a chegar-se ou a afastar-se de nós. A beleza é considerada uma prioridade e muitos são escravos dela. De forma, a libertar-se um pouco deste “compromisso”, que se tem tornado um negócio em todo o Mundo, sugerimos algumas “mezinhas” caseiras que a ajudarão a sentir-se mais bela e, também, a poupar algum dinheiro.

Amora – Poderoso antioxidante

O tom vermelho escuro denota a riqueza que possui em antocianidinas, as mesmas substâncias presentes no vinho tinto. Este fruto funciona como antioxidante, neutraliza os radicais livres que destroem as células da pele, reduz as rugas e ameniza as manchas. Outra vantagem é que ajuda na reposição hormonal da pele, o que interessa às mulheres que já entraram na menopausa.

Como fazer

Bata 10 amoras para cada colher, de sopa, de aveia ou iogurte natural. Coloque e deixe actuar, durante 30 a 40 minutos. Retire com agua tépida. Deve colocar aveia na máscara, apenas quando se tiver de uma pele oleosa ou mista.

Tire o máximo partido das frutas

Muitas das substâncias activas que compõem os produtos de beleza provêm das diferentes partes do fruto. Deste tudo se aproveita (casca, polpa, sementes, sumo…) e, dependendo do objetivo cosmético do produto em questão, usa-se uma ou outra parte.

Esfoliar

Utiliza-se o pó das sementes (framboesa, morango, quivi, azeitona e uva), do caroço (damasco, ameixa, alperce e azeitona) e da casca (amêndoa, coco e noz);

Suavizar

Este trabalho recai, principalmente, nos ácidos gordos essenciais e óleos vegetais provenientes das sementes (uva, sésamo e kiwi) e da polpa de frutos (coco, abacate, damasco, groselha e uva);

Limpar

Os extratos de citrinos costumam ser excelentes para este efeito, porque contêm hidroxiácidos;

Tonificar

As águas vegetais, que provêm da extracção da água das plantas ou da fruta, possuem o odor característico de onde são extraídas, permitindo que a pele fique aromatizada e tonificada;

Proteger e Nutrir

Na polpa encontra-se os activos que hidratam, protegem, nutrem e regeneram a pele. O limão verde, a laranja doce e o marmelo são ricos em vitamina C. O kiwi e o melão, são ricos em potássio.

Conselho

Antes de colocar a máscara, limpe sempre muito bem a pele do rosto, com uma loção de limpeza, de forma a retirar os resíduos de maquilhagem e a sujidade causada pelo meio que a rodeia.
Retire sempre as máscaras com água e algodão ou uma toalha macia bem limpa. Não utilize nunca sabão, pois remove os lipídeos e as vitaminas naturais que ainda estarão a atuar. Podem ser usadas diariamente, mas à noite, como substituição do creme de noite. Isto porque alguns frutos contêm ácidos que podem manchar a pele, quando esta se encontra exposta ao sol. Pode reservá-la no frigorífico, de um dia para o outro.

Como Fazer Amaciante de Uva (Para peles secase desidratadas)

Ingredientes

  • 1 chávena (de chá) de uvas frescas com pele e bem lavadas
  • 1 chávena (de chá) de água
  • 2 c. (de chá) de óleo de semente de uva
  • 1 c. (de sopa) de farinha de trigo

Modo de Preparação

  • Ferva a água. Acrescente as uvas e deixe cozinhar, por 5 minutos. Retire e amasse bem a fruta, até obter um sumo. Coe e espere que fique morno. Acrescente o óleo e a farinha. Misture, até formar uma pasta. Passe no rosto previamente limpo. Deixe actuar por 10 minutos e enxague com água tépida. Por fim, limpe a pele com água de rosas.

(Para peles cansadas, sem brilho e desvitalizadas)

Máscara Anti Estresse

Ingredientes

  • 1/2 chávena (de chá) de infusão de camomila
  • 1 c. (de sopa) de germen de trigo
  • 1 ampola de vitamina A

Para enxaguar

  • 1 litro de água
  • 1 c. (de sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparação

Misture todos os ingredientes (menos os que servirão para enxaguar), até formar um creme homogéneo. Aplique no rosto limpo e deixe atuar, por 20 minutos. Por último, misture os ingredientes reservados e lave o rosto com esta solução de bicarbonato de sódio. Seque com uma toalha, com movimentos suaves, sem esfregar. Mergulhe uma flanela em água gelada e coloque-a sobre o rosto durante alguns minutos. A sua pele voltará a apresentar um tom rosado e brilhante.

Máscara de banana

Esmague uma banana, junte umas gotas de natas e uma colher, de chá, de mel. Ideal para a pele que seca demasiado nesta época do ano, em que há muito frio.

Máscara de ovo

Bata uma clara de ovo e junte uma colher, de chá, de mel. Aplique com o auxílio de um pincel e deixe actuar, cerca de 5 minutos; retire com água morna.

Problemas da Pele

Sigas as nossas sugestões e trate pequenos problemas, com a ajuda dos alimentos que tem em casa.

Pele com manchas

Mergulhe um cotonete em hamamélis e aplique diretamente sobre a área afetada. Quando se for deitar, mergulhe um disco de algodão em loção de calamina e passe sobre as manchas.

Pele mista com acne

Misture meio pepino fatiado com meia colher, de sopa, de maisena no liqüidificador.

Máscara fecha poros

Cinco morangos triturados com 2 colheres, de chá, de mel e 1 fatia de papaia.

Máscara anti idade

Metade de uma papaia (polpa esmagada) misturada com uma colher, de sobremesa, de mel. Hidrata, rejuvenesce e ajuda a atenuar as linhas de expressão. Pode ser usada no tratamento das manchas.

Máscara contra olheiras e papos

Aplique 2 rodelas de pepino sobre os olhos, durante 10 minutos. Retire e limpe com água de rosas. Outra opção consiste em colocar uma compressa de chá de camomila, em casa olho, seguida da máscara de papaia e mel (anti-idade) colocada ao redor dos olhos.

Mais Firmeza

Bata 1 clara de ovo e junte uma colher, de chá, de mel. Aplique a máscara com um pincel e deixe atuar, 10 minutos. Retire
com água tépida.

Pele sensível

Misture um copo de iogurte natural, com 1 chávena, de chá, de chá de camomila e 1 colher, de chá, de óleo de verbena. Passe no rosto e no pescoço. Deixe actuar, por 10 minutos e enxague com água morna.

Esfoliar o corpo

Misture óleo de amêndoas doces, ou mel, com açúcar, ou aveia, até formar uma pasta. Passe no corpo com movimentos circulares e depois tome um duche morno.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *