Alimentação para Gestante

Como já sabemos, o leite materno é essencial para os bebês, afinal ele é o único alimento que consegue responder a todas as necessidades de um recém nascido. Além disso ele também contribui bastante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso central da criança, para o crescimento saudável, entre outros benefícios.

Deste modo, o leite materno é totalmente imprescindível pelo menos até aos seis meses de vida, pois é ele quem dá ao bebê toda a proteção contra bactérias e vírus uma vez que na sua composição encontramos o colostro.

É muito frequente algumas mães terem dificuldades para amamentar. No entanto, é fundamental não desistir de amamentar o bebê com o leite materno, afinal o problema da diminuição ou extinção do leite pode durar até uma semana.

Ao estar em fase de amamentação é muito importante que a ingestão de alimentos seja bem controlada, pois nem todos os alimentos são benéficos para o leite materno. Assim, as mamães devem evitar alimentos ácidos, afinal de contas a acidez dos alimentos pode tornar o leite ácido também, o que, por consequência, poderá fazer com que o bebé venha a sofrer de cólicas. Você também deve evitar alimentos com muitos condimentos, alimentos pré cozidos, alimentos enlatados e também os fritos.

Em relação às bebidas alcoólicas é muito importante que você deixe de beber álcool no período da amamentação, pois os componentes presentes no álcool vão diretamente para o leite e são transmitidos, posteriormente, para o bebê, podendo assim colocar em perigo a saúde do seu filho.

Quanto ao cigarro, este também deve ser eliminado por completo do seu dia-a-dia porque assim como o álcool, as substâncias presentes no cigarro poderão afetar a saúde do seu bebê.

Alimentos que estimulam a lactação

Como já mostramos anteriormente existem alguns alimentos que você terá que eliminar do seu dia-a-dia, pois só assim conseguirá dar ao seu bebê uma boa alimentação.

Mas, se por acaso você tiver dificuldades de lactação, ou seja, dificuldades em produzir o leite materno, existem alguns alimentos que vão funcionar como estimulantes da lactação. A aveia, o arroz integral, milho e seus derivados, trigo integral, beterraba, espinafres, cenouras, amendoins, bananas, coco, mamão, nozes, pêras e uvas, são alguns dos alimentos que você não deve dispensar do seu dia-a-dia uma vez que estes irão te ajudar na estimulação da lactação.

 

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